terça-feira, 25 de maio de 2010

Rosário de Fátima


A devoção dos Primeiros cinco Sábados


Em Outubro de 1925, Lúcia entrava na casa das Irmãs Dorotéias em Pontevedra, na Espanha. Em 10 de Dezembro de 1925, apareceu em sua cela a Santa Virgem com o Menino Jesus a seu lado. Nossa Senhora lhe mostrou sobre uma mão um Coração cercado de espinhos e o Menino disse: "Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar". Depois, a Mãe de Deus disse:

"Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de me consolar, e dize que todos aqueles que:

* durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem,

* recebendo a Sagrada Comunhão,

* rezarem um terço

* e Me fizerem quinze minutos companhia meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar,



“Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.



A confissão pode ser feita também em até 8 dias do primeiro sábado ou até mais, uma vez que se comungue em estado de Graça, com a intenção de oferecer em desagravo ao Coração Imaculado de Maria. Se se esquecer de formular essa intenção na confissão, essa poderá ser feita na confissão seguinte. A confissão e a comunhão devem se repetir por 5 ( cinco ) meses consecutivos, sem interrupção, caso contrário se deverá recomeçar novamente do início.



"A grande alegria é ver o Coração Imaculado da nossa terna Mãe conhecido, amado e consolado por meio dessa devoção" - Irmã Lúcia.

Acto de Consagração ao Imaculado Coração de Maria


“Coração Imaculado de Maria, Modelo perfeito de santidade, toma-nos, transforma-nos à tua imagem. Purifica e libera o nosso coração de qualquer obstáculo à santidade. Que, libertados de nós mesmos e de qualquer outra sedução, Tu nos possas fazer ricos de Ti, das virtudes do Teu Coração Imaculado.

E guia-nos àquela intimidade divina que somente Tu conheces, e que por si só pode saciar a imensa necessidade de amor e de união que Deus nos colocou no coração.

Esperamos em Ti, com confiança, esta graça de santidade... e confiamos o nosso destino eterno ao Teu Coração Imaculado. Amém.



1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu.



História da devoção

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração... quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).

Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande,Margarete de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).

No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.

Em 1673, Santa Margarida Maria de Aloque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.

Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000 umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.

O apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.

A Oposição a este culto sempre foi grande, sobretudo no século XVIII por parte dos jansenistas, e recebeu um forte golpe com a supressão da Companhia de Jesus (1773).Na Espanha foram proibidos os livros sobre o Sagrado Coração. O imperador da Áustria deu ordem que desaparecessem suas imagens de todas as Igrejas e capelas. Nos seminários era ensinado: "a festa do Sagrado Coração provocou um grave mancha sobre a religião".

A Europa oficial rejeitou o Coração de Cristo e em seguida foi assolada pelos horrores da Revolução francesa e das guerras napoleônicas. Mas depois da purificação, ressurgiu de novo com mais força que nunca.

Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874).

E a Espanha em 1919, em 30 de maio, também se consagrou publicamente ao Sagrado Coração no Monte dos Anjos. Onde foi gravado, sob a estátua de Cristo, aquela promessa que fez ao pai Bernardo de Hoyos, S. J., em 14 de maio de 1733, mostrando-lhe seu Coração, em Valladolid (Santuário da Grande Promessa), e dizendo-lhe: "Reinarei na Espanha com mais Veneração que em muitas outras partes" (Até então a América também era Espanha).


1ª Sexta-feira de cada mês


A GRANDE PROMESSA: Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.

O INFERNO RUGE...



...MAS SE ACABRUNHA DIANTE DELA

UM TRIBUTO À AVE-MARIA





Hoje quero dar um tributo à Ave Maria, a pequenina e doce oração dos humildes, dos fracos, dos injustiçados, dos sofredores e dos pequenos, daqueles que precisam e que nunca deixam de receber a graça.



Sem duvida a Ave Maria é a oração mais rezada em todo mundo e isso porque é eficaz. Não porque Maria seja mais importante que Deus, mas Ele quer que seja assim, porque Maria é uma simples – embora excepcional – criatura, a quem Deus deu o poder de esmagar a cabeça de satanás.



A Ela com seus filhos. Quais filhos? Os que rezam a Ave Maria! E tenham certeza, com esta nossa singela campanha de milhões de Ave Maria, pelo Universo inteiro está ecoando esta canção, e milhares chegam diariamente às mãos de Deus o Pai, por Jesus. Nós estamos sentindo que o inferno ruge com isso.



O inferno ruge mas se acabrunha! Sabemos que o maligno odeia esta Oração e odeia os que a rezam. Quanto mais ele odeia, mais será acicatado por ela! Além do que a Ave Maria é certamente a oração mais indulgenciada pela nossa Igreja, mediante a qual milhões de pecadores encontraram a conversão e salvação.



Assim, abaixo vamos dar alguns motivo pelos quais é poderosa a ....



AVE MARIA > hino de amor ao Pai > Cada vez que você reza uma Ave Maria, retirada do fundo de seu coração, você lembra ao Todo Poderoso a sua obra mais perfeita. Isso ao tempo que Lhe agradece por nos ter dado esta Mãe tão solícita e carinhosa.



AVE MARIA > canção de batalha > Cada vez que você reza uma Ave Maria, com vigor e fé, você faz parte de um exército vitorioso que avança, e vem para vencer. Que já é sim vencedor, porque Maria é Mãe todas as vitórias! Em Deus.



AVE MARIA > espada de esgrima > Cada vez que você reza uma Ave Maria com confiança e destemor, você brande sua espada diante do exército inimigo, sinal de que não tem medo porque amparado Naquela que Deus fez vencedora do inferno.



AVE MARIA > terror dos demônios > Cada vez que você reza uma Ave Maria com toda força de seu coração, você faz saber aos demônios que eles são perdedores, e assim saberão que Maria será Triunfante, e lhes esmagará a cabeça. Em breve.



AVE MARIA > gongo que aterroriza o inferno > Cada vez que você reza uma Ave Maria com toda a força de sua expressão, e assim a repete milhares de vezes, o som dela ribomba no meio do inferno, e inibe e acabrunha a ação dos inimigos de nossas almas.



AVE MARIA > canção dos simples > Cada vez que você reza uma Ave Maria com amor e ternura, está se colocando nos braços de Maria, que o protegerá e lhe dará guarida sob seu manto sagrado. Maria não é teologia, é apenas amor, humildade e simplicidade!



AVE MARIA > amparo dos desvalidos > Cada vez que no desamparo você reza uma Ave Maria, ela virá em seu socorro imediatamente, pois pelo poder e a graça do Altíssimo esta Mãe solícita recebeu o dom de poder atender todos os seus filhos como se fossem um só.



AVE MARIA > hino dos humildes > Cada vez que você reza uma Ave Maria, como toda a singeleza de seu coração, pratica um gesto de humildade que é terror para Lúcifer, aquele mau anjo arrogante e pestilento, que se lançou a perdição eterna.



AVE MARIA > pranto dos penitentes > Cada vez que você reza uma Ave Maria, contrito e humilhado, cumpre um sufrágio precioso tantas vezes passado pelos sacerdotes, e com o auxílio precioso da Mãezinha, recebe a graça da remissão das penas de seus pecados.



AVE MARIA > sufrágio das almas do purgatório > Cada vez que você reza uma Ave Maria com devoção e amor, por uma alma do Purgatório, esta recebe um alivio momentâneo de suas penas, quando não a graça da remissão imediata e total.



AVE MARIA > cântico dos anjos e santos > Cada vez que você reza uma Ave Maria com toda devoção, canta junto com os anjos e santos do Céu aos milhares, que repetem sem cessar a mesma preciosa prece, porque ela embala o coração da Trindade Santíssima.



AVE MARIA > fortaleza dos enfermos > Cada vez que na doença você reza uma Ave Maria confiante e suplicante, recebe de Deus a graça da fortaleza, que se não lhe trouxer a cura, lhe dará forças de lutar e vencer a enfermidade.



AVE MARIA > proteção dos moribundos > Cada vez que você reza uma Ave Maria por um moribundo, ou este consegue rezá-la antes do último suspiro, recebe a certeza de que terá a salvação eterna, pois a Mãe jamais abandona um filho suplicante.



AVE MARIA > graça dos suplicantes > Cada vez que você reza uma Ave Maria recebe uma graça, mesmo que não tenha sido ela retirada do fundo da alma. Maria é aquela cheia de graças, ou seja: ela tem todas as graças! Não se chega aos céus sem as graças e Maria!



AVE MARIA > suplica dos necessitados > Cada vez que você reza suplicante uma Ave Maria, pedindo por uma necessidade, seja material ou espiritual, pode ter certeza de que a Mãezinha acolhe seu pedido em seu coração, e por Jesus a leva ao Pai.



AVE MARIA > agradecimento dos alimentados > Cada vez que você à mesa reza uma Ave Maria, lembra ao Pai Criador de todos os alimentos as maravilhas que Ele fez em nosso favor, e Ele abençoa aquela comida, que será sustento para nosso corpo.



AVE MARIA > conversão dos ateus > Cada vez que você reza uma Ave Maria por alguém que se desgarrou da fé, que não acredita em Deus, ou até que O combate colocará nesta pessoa um selo de graça, e por esta graça, já milhões de renegados se converteram.



AVE MARIA > reserva perene de graças > Cada vez que você reza uma Ave Maria, em honra a Maria Santíssima, Mãe e Medianeira estará colocando em suas mãos novas graças, que poderão ser distribuídas com prodigalidade a todos os necessitados.



AVE MARIA > cura dos doentes do corpo > Cada vez que na doença você reza uma Ave Maria, com amor confiante, recebe na fronte o toque da Mãezinha, que se fará então ali presente, para dar-lhe ânimo e fortaleza, na luta contra o sofrimento e a dor.



AVE MARIA > luz para os doentes da alma > Cada vez que você reza uma Ave Maria por alguém que morre espiritualmente, que cai no antro do espiritismo ou nos antros das seitas, estará atando a esta pessoa um cordel que a liga a Maria, ela o puxará para Jesus.



AVE MARIA > canto de ninar as crianças > Cada vez que você reza uma Ave Maria junto ao berço de seu filhinho, estará colocando em seus corações a semente do amor e da paz. Isso a fará ter um sono tranqüilo e repousante e são milhões as mães que assim fazem.



AVE MARIA > sussurro de embalar os velhinhos > Cada vez que na velhice você reza uma Ave Maria com as mãos enrugadas postas em prece, lembra daquela que o acompanhou por toda a vida, e agradece a aquela que milhares de vezes veio em seu socorro.



AVE MARIA > ternura dos embrutecidos > Cada vez que você reza uma Ave Maria, com seu som terno e aconchegante, faz amolecer os corações mais duros, as almas mais brutas, porque nada resiste ao som deste canto de amor.



AVE MARIA > escudo dos perseguidos > Cada vez que na perseguição você reza uma Ave Maria, faz vir em seu auxilio os anjos da Mãe de Deus, que podem operar milagres inauditos em defesa de seus devotos.



AVE MARIA > lágrima dos humilhados > Cada vez que na humilhação você reza uma Ave Maria, lembrará também do Filho dela, que como ninguém foi humilhado. Então a Mãe estará novamente junto de você, como o fez um dia na Cruz.



AVE MARIA > socorro dos aflitos > Cada vez que na aflição você reza uma Ave Maria, como um grito de desespero, fará esta Mãe solícita acorrer pressurosa, pois ela jamais abandona a quem suplica seu amparo.



AVE MARIA > valia dos desesperados > Cada vez que no desespero você reza uma Ave Maria, pode ter certeza de que terá a presença da Mãezinha, nem que seja como sua última valia, seu último socorro.



AVE MARIA > linimento dos feridos > Cada vez que você na dor e no sofrimento reza uma Ave Maria, imediatamente recebe da Mãe de Deus o auxílio das suas graças. Ela jamais deixa alguma filha ou filho desamparado.



AVE MARIA > descanso dos cansados > Cada vez que você reza uma Ave Maria em seu cansaço, recebe um alívio e novo ânimo, novo alento, porque absolutamente nada do que você peça à Mãezinha, Jesus seu filho lhe nega.



AVE MARIA > esperança dos injustiçados > Cada vez que você reza uma Ave Maria, em meio à perseguição e à injustiça, seguramente recebe a graça de um inesperado consolo. E no Céu ecoa então seu grito, porque Deus jamais deixa de escutar os devotos de Maria.



AVE MARIA > amparo dos esquecidos > Cada vez que você reza uma Ave Maria, você que é esquecido por todos, para quem ninguém liga, tenha certeza de que terá ao seu lado a presença carinhosa de Maria, Mãe terna dos esquecidos e dos pecadores.



AVE MARIA > união das famílias > Cada vez que você reza uma Ave Maria, em família, como um Rosário, na verdade prende-se como uma corrente inquebrantável, porque nada haverá de separar os devotos que repetem amorosos, Ave, Ave, Ave Maria!



AVE MARIA > oração inventada por Deus > Cada vez que você reza uma Ave Maria com devoção e amor, repete uma das mais prodigiosas orações jamais inventadas, porque pelo próprio Deus. E isso agrada aos ouvidos do Pai, que se embala nesta canção.





Enfim, são muitos ainda os motivos para se rezar a Ave Maria. Estas milhões que estamos rezando – e as que rezaremos mais que estas – terão assim uma força inaudita, porque nada resiste ao peso e ao poder desta singela oração.



Somente no Céu, um dia, nós poderemos avaliar os frutos de tudo isso, e as graças de que cada um é merecedor.



Vamos firmes e sem medo. Sem vacilar. Os ataques virão, sabemos disso, mas quem poderá atingir aos filhos de Maria, que se aconchegam debaixo de seu manto? Virá sim o ataque, mas muito maior será a proteção.



Sim, e se um dia calarem nossa voz, jamais calarão nossos corações! Jesus é conosco como viram na mensagem, e nenhuma Ave Maria ficará sem chegar ao Pai.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

...O Maior milagre do mundo ...

Vejo que choras.

Teu choro atravessa a escuridão, infiltra-se pelas nuvens, mistura-se com a luz das estrelas e chega ao meu coração, na trilha de um raio de Sol.Angustiei-me pelo grito de uma lebre estrangulada no laço de uma armadilha, um pardal caído do ninho materno, uma criança que se batia indefesa num lago, um filho que derramava seu sangue na cruz.Sabes que te escuto. Fica em paz. Acalma-te.Eu trago o alívio para o teu pesar, pois sei qual é a causa...e a cura.Choras por todos os teus sonhos de infância, que desapareceram com os anos.Choras por todo o teu amor próprio, que foi corroído pelo fracasso.Choras por todo o teu potencial, que foi barganhado por segurança.Choras por toda a tua individualidade, que foi pisoteada pelas multidões.Choras por todo o teu talento, que foi desperdiçado pelo uso errado.Encaras a ti mesmo com vergonha e te voltas, apavorado, da imagem que vês refletida na superfície da água. Quem é esse deboche de humanidade que te fita, com os olhos descorados de vergonha?

Onde está a graça dos teus modos, a beleza de tua figura, a rapidez de teus movimentos, a clareza de tua mente, a eloqüência da tua língua? Quem roubou os teus bens? A identidade do ladrão é tua conhecida, como é de mim?Certa feita colocaste tua cabeça em um travesseiro de grama, no campo de teu pai e fitaste uma catedral de nuvens, e soubeste que todo o ouro da Babilônia seria teu, com o tempo.Certa feita leste em muitos livros e escreveste em muitas tábuas, convencido além de qualquer dúvida de que toda a sabedoria de Salomão seria igualada e ultrapassada por ti.E as estações transformaram-se em anos, até que tu reinasses supremo, em teu próprio jardim do paraíso.Lembras-te de quem implantou esses planos e sonhos e sementes de esperança em ti? Não podes lembrar. Não tens recordação daquele momento, quando surgiste pela primeira vez no ventre de tua mãe e coloquei minha mão em teu cenho macio. E do segredo que cochichei em tua pequena orelha, quando leguei minhas bênçãos a ti?Lembras-te do nosso segredo? Não podes lembrar. Os anos passados destruíram tua recordação, pois te encheram o espírito de medo, dúvida, ansiedade, remorso, ódio, e onde essas feras habitam, não há espaço para recordações alegres.

Não chores mais. Estou contigo...este momento é a linha divisória da tua vida. Tudo que se passou antes não parece mais do que com este tempo em que dormiste dentro do ventre de tua mãe. O que é passado morreu. Que os mortos sepultem os mortos. No dia de hoje, regressas dos mortos-vivos. No dia de hoje, como Elias com o filho da viúva, eu me estendo sobre ti três vezes e voltas a viver. No dia de hoje, como Elisha com o filho do shunamita, ponho minha boca sobre a tua, meus olhos sobre os teus, minhas mãos sobre as tuas, e tua carne volta a aquecer-se.No dia de hoje, como Jesus no túmulo de Lázaro, ordeno-te que saias, e tu sairás andando de tua caverna do destino, afim de começar a vida nova. Este é o dia do teu nascimento. Esta é a tua nova data de nascimento. Tua primeira vida, como uma peça de teatro, foi apenas ensaio. desta vez a cortina subiu. Desta vez o mundo observa, espera para aplaudir. Desta vez não fracassarás. Acende as tuas velas. Divide o teu bolo. Serve o vinho. Tu renascestes.Como uma borboleta saída da crisálida, voarás...tão alto quanto quiseres e nem as vespas, nem as libélulas, nem os louva-a-deus da humanidade obstruirão tua missão ou tua procura pelas verdadeiras riquezas da vida.

Sente minha mão em tua cabeça. escuta minha sabedoria. Deixa-me partilhar contigo, mais uma vez, o segredo que ouviste ao nascer e esqueceste. "És o meu maior milagre". És o maior milagre do mundo.Foram estas as primeiras palavras que ouviste. Depois, choraste. Todos choram.Não acreditaste em mim, nessa ocasião...e nada aconteceu, nos anos decorridos, para corrigir tua descrença. pois como podias ser um milagre, quando te consideras um fracasso nas tarefas mais comuns? Como podes ser um milagre, quando tens pouca confiança ao lidar com as mais banais responsabilidades? Como podes ser um milagre, quando te achas acorrentado pela dívida e ficas acordado, atormentado, para saber de onde virá o pão de amanhã?

Basta. O leite derramado azedou. Mesmo assim, quantos profetas, quantos homens sábios, quantos poetas, quantos artistas, quantos compositores, quantos cientistas, quantos filósofos e mensageiros enviei com a mensagem de tua divindade, teu potencial para a divindade e os segredos da realização? Como foi que os trataste?Ainda assim eu te amo e estou contigo agora, por meio destas palavras, afim de cumprir o profeta que anunciou que o Senhor voltará a por a mão pela Segunda vez, afim de recuperar o resto de sua gente.Eu recoloquei a minha mão.

Esta é a Segunda vez.Tu és o que me resta.De nada adianta perguntar; não soubeste, não ouviste, não te foi contado desde o início, não o compreendeste, desde os fundamentos da Terra?Tu não soubeste; não ouviste; não compreendeste.A ti foi dito que és uma divindade em disfarce, um deus se fazendo de tolo. A ti foi dito que és uma obra especial, nobre na razão, infinita em faculdades, precisa e admirável em forma e movimentando-se como um anjo, como um deus na apreensão. A ti foi dito que és o sal da terra.Recebeste o segredo até mesmo de mover as montanhas, executar o impossível.Não acreditaste em ninguém. Queimaste o teu mapa da felicidade, abandonaste teu direito à paz de espírito, apagaste as velas que haviam sido colocadas ao longo de tua trilha destinada de glória; depois cambaleaste, te perdeste e te assustaste na escuridão da futilidade e autocomiseração, até tombares em um inferno da tua própria criação.Depois choraste, bateste no peito e amaldiçoaste a sorte que te havia sido dada. Tu te recusaste a aceitar as conseqüências de teus próprios pensamentos mesquinhos, feitos indolentes, e procuraste um bode expiatório, para a ele incriminar por teu fracasso. Com que rapidez o descobriste...

Tu me incriminaste, a mim! Gritaste que tuas deficiências, tua mediocridade, tua falta de oportunidade, teus fracassos...eram a vontade de Deus.Estavas errado! Examinemos. Vamos, antes, relacionar as tuas deficiências, pois como posso pedir-te que construas uma vida nova, se não tiveres as ferramentas?És cego? O Sol se ergue e se põe sem que o vejas? Não. Podes ver...e os cem milhões de receptores que coloquei em teus olhos capacitam-te a desfrutar a mágica de uma folha, um floco de neve, um lago, uma águia, uma criança, uma nuvem, uma estrela, uma rosa, um arco íris...e a expressão do amor. Conta uma benção.

És surdo? Pode uma criança rir ou chorar sem que escutes? Não. Tu ouves...e as vinte e quatro mil fibras que coloquei em cada um de teus ouvidos vibram com o vento nas árvores, as ondas que se desmancham nas rochas, a majestade de uma ópera, a súplica de um pássaro, crianças brincando...e as palavras eu te amo. Conta outra benção.

És mudo? Teus lábios se movem e só emitem saliva? Não podes falar...como nenhuma outra de minhas criaturas, e tuas palavras podem acalmar os raivosos, animar os desanimados, encaminhar o desalentado, alegrar os infelizes, aquecer os solitários, louvar os dignos, encorajar os derrotados, ensinar os ignorantes...e dizer eu te amo". Conta outra benção.

És paralítico? Tua forma inerme esbulha a terra? Não. Tu podes mover-te. Não és uma árvore condenada a um local enquanto o vento e o mundo abusam de ti. Podes espreguiçar-te, comer dançar e trabalhar, pois dentro de ti coloquei quinhentos músculos, duzentos ossos e sete milhas de fibras nervosas, todos sincronizados por mim, afim de fazerem o que queiras. Conta outra benção.

Não és amado e não amas? A solidão te engolfa, noite e dia? Não, não é mais assim. Pois agora conheces o segredo do amor, que, para se receber deve ser dado sem qualquer idéia de retribuição. Amar para obter realização, satisfação ou orgulho não é amor. Amar é um bem pelo qual não se exige retribuição alguma. Agora sabes que amar sem egoísmo constitui sua própria recompensa.E mesmo que o amor não seja retribuído, não se perde, pois voltará a ti e abrandará e purificará o teu coração. Conta outra benção. Conta duas vezes.

O teu coração está abalado? Ele vaza e se esforça para manter a tua vida? Não. teu coração é forte. Toca em teu peito e sente o teu ritmo, pulsando, na hora, dia e noite, trinta e seis milhões de batidas a cada ano, ano após ano, adormecido ou desperto, bombeando teu sangue por mais de sessenta mil milhas de veias, artérias e capilares...bombeando mais de seiscentos mil galões por ano. O homem nunca criou máquina assim. Conta outra benção.

Estás com doenças de pele? As pessoas se voltam e fogem apavoradas à tua aproximação?Não. Tua pele está limpa, é uma maravilha da criação, precisando apenas que a trates com sabão, óleo, escova e cuidados. Com o tempo, o mais forte dos metais se desgastará com o uso, mas não essa camada que constituí em volta de ti. Ela se renova constantemente, as células antigas substituídas pelas novas, exatamente como o ser antigo que és tu, te vês agora substituído pelo novo. Conta outra benção.

Teus pulmões estão poluídos? O alento da vida luta para entrar em teu corpo? Não. Tuas portinholas para a vida sustentam-te até nos mais conspurcados ambientes de tua própria feitura e sempre trabalham para filtrar o oxigênio que dá a vida, enquanto livram teu corpo de detritos gasosos. Conta outra benção.

Teu sangue está envenenado? Acha-se diluído em água e pus? Não. Dentro de 5 litros de sangue encontram-se 22 trilhões de células sanguíneas e dentro de cada célula encontram-se milhões de moléculas, e dentro de cada molécula há átomos oscilando mais de 10 milhões de vezes por segundo. A cada segundo, 2 milhões de tuas células sanguíneas morrem, sendo substituídas por outros dois milhões, em uma ressurreição que prossegue desde o teu primeiro nascimento. Conta outra benção.

És deficiente mental? Já não podes pensar por ti próprio? Não. Teu cérebro é a estrutura mais complexa do universo. Eu sei. Dentro de seu um quilo, existem 13 bilhões de células nervosas, número três vezes maior que o de pessoas em tua Terra. para ajudar-te a guardar cada percepção, cada som, cada sabor, cada cheiro, cada ato que vivenciastes desde o dia do teu nascimento, eu implantei, dentro de tuas células, mais de mil milhões de moléculas de proteínas. Cada incidente em tua vida está ali, esperando apenas a tua chamada. e para auxiliar teu cérebro no controle do teu corpo, eu espalhei, por toda a tua forma, quatro milhões de estruturas sensíveis à dor, quinhentos mil detectores de tato e mais duzentos mil detectores de temperatura. Nenhum ouro de nação alguma se acha melhor protegido do que tu.

Nenhuma de tuas amigas maravilhosas é melhor do que tu.Tu és a minha melhor criação.Dentro de ti existe energia atômica suficiente para destruir qualquer das grandes cidades do mundo e...reconstruí-la.És pobre? Não existe ouro ou prata em tua bolsa? Não. Tu és rico! Juntos acabamos de contar a tua riqueza. Examina a lista. Volta a contá-la. Calcula os teus bens!

Por que te traíste, a ti próprio? Por que afirmaste, aos gritos, que todas as bênçãos da humanidade te haviam sido tiradas? Por que te enganaste a ti próprio, afirmando que estavas impotente para modificar a tua vida? Estás destituído de talento, sentidos, capacidades, prazeres, instintos, sensações e orgulho? Estás destituído de esperança? Por que te encolhes nas sombras, um gigante derrotado, esperando apenas um transporte para o vazio bem-vindo e a umidade do inferno?Tu tens tanto! Tuas bênçãos transbordam em tua taça...e tu não deste atenção a elas , como uma criança mimada e no luxo, pois eu as conferi a ti com generosidade e regularidade.Responde-me. responde a ti mesmo. Que homem , rico, velho e doente, fraco e indefeso, não trocaria todo o ouro em seu cofre pelas tuas bênçãos, a que deste tão pouca importância?

Toma conhecimento, então, do primeiro segredo da felicidade e êxito; o de que possuís, agora mesmo, todas as bênçãos necessárias para alcançares grande glória. Elas são o teu tesouro, tuas ferramentas com que construir, a começar de hoje, o alicerce para uma vida nova e melhor. Assim sendo, eu te digo, conta minhas bênçãos e já sabes que és minha maior criação. esta é a primeira lei a que deves obedecer, afim de executares o maior milagre do mundo, o regresso da tua humanidade vinda da morte viva.E sê reconhecido por tuas lições aprendidas na pobreza. Pois não é pobre aquele que tem pouco, mas aquele que deseja muito...e a verdadeira segurança não está nas coisas que se possui, mas nas coisas sem as quais não se pode viver.Onde estão as deficiências que produziram teu fracasso? Existiam apenas em tua mente. Conta as tuas bênçãos.

E a Segunda lei é como a primeira, proclama tua raridade. Tu te condenaste a um refugo de olaria e lá estavas, incapaz de perdoar o teu próprio fracasso, a te destruir com ódio o ti mesmo, auto-recriminações e revolta por teus crimes contra ti mesmo e outros. Não estás perplexo? Não te espantas com o motivo pelo qual posso perdoar teus fracassos, tuas transgressões, teus modos deploráveis...quando tu não podes perdoar a ti próprio?

Eu te falo agora por 3 motivos. Precisas de mim. Não és um em uma manada que marcha para a destruição em massa parda de mediocridade. E...tu és uma grande raridade.Examina uma pintura de Rembrandt, um bronze de Degas, um violino de Stradivarius ou uma obra de Shakespeare. Eles tem grande valor por 2 motivos: seus criadores foram mestres e são poucos em número. No entanto, existem mais do que um de cada um deles. Por esse raciocínio, tu és o tesouro mais valioso da face da Terra, pois tu sabes quem te criou e existe apenas um de ti. Nunca, em todos os 70 bilhões de seres humanos que caminham neste planeta desde o início dos tempos, houve alguém exatamente igual a ti. Nunca, até o fim dos tempos, haverá outro tal como és.

Tu não demonstraste conhecimento ou apreciação por tua singularidade. No entanto, tu és a coisa mais rara do mundo.De teu pai, em seu momento de amor supremo, fluíram inúmeras sementes de amor, mais de quatrocentos milhões em número. Todas elas, ao nadarem dentro de tua mãe, perderam o ânimo e morreram. Todas, menos uma! E essa eras tu. E começaste uma vida nova. A tua vida. Tu chegastes, trazendo contigo, como faz toda criança, a mensagem de que eu ainda não estava desanimado do homem. Duas células agora unidas em milagre. Com todas as combinações à minha ordem, iniciando-se com aquele espermatozóide isolado de seu pai, um de quatrocentos milhões, passando pelas centenas de genes em cada um dos cromossomos de tua mãe. Eu poderia ter criado trezentos mil milhões de seres humanos, cada qual diferente do outro.Mas, a quem eu criei? A ti! Um único. O mais raro dos raros. Um tesouro sem preço, dotado de qualidades mentais, de fala e movimento, aparência e atos, como nenhum outro já existiu, existe ou existirá. Porque te avaliaste em centavos , quando vales todo o tesouro de um rei? Porque ouviste aqueles que te diminuíam...e, muito pior, porque acreditaste neles? Escuta. Não esconda mais tua raridade na escuridão. Trazei-a à luz. Mostra ao mundo. Esforça-te para não caminhar como o teu irmão caminha, nem falar como teu líder fala, nem trabalhar como trabalha o medíocre. Jamais faça como o outro. Nunca imites. Pois nunca sabes se vais imitar o mal, e aquele que imita o mal sempre vai além do exemplo estabelecido, enquanto que aquele que imita o que é bom, sempre fica aquém disso. Não imites ninguém. Sê tu próprio.

Esta é portanto, a Segunda lei. Proclama a tua raridade. E agora recebeste duas leis. Conta tuas bênçãos. Proclama tua raridade. Não tens deficiências. Não és medíocre. Obriga-te a sorrir. Reconhece como te enganaste a ti mesmo. Que me dizes da tua própria queixa? A oportunidade nunca te procura?Escuta, e ela passará a te procurar, pois agora eu te dou a lei do êxito em todos os empreendimentos. Há muitos séculos, esta lei foi dada a teus antepassados, do cimo de uma montanha. Alguns ouviram a lei, e vê, sua vida preencheu-se com os frutos da felicidade, realização, ouro e paz de espírito. A maioria não deu ouvidos, pois procurava meios mágicos, caminhos dévios, ou esperou pelo demônio chamado sorte para que lhe entregasse as riquezas da vida. Esperou em vão...assim como tu esperaste, e depois chorou, como tu choraste, atribuindo sua falta de sorte à minha vontade.A lei é simples. Jovem ou velho, indigente ou rei, negro ou branco, homem ou mulher...todos podem utilizar o segredo com vantagem, pois, de todas as regras e discursos e escrituras de êxito e como alcança-la, apenas um método jamais falhou...quem quer que te obrigue acompanhá-lo por uma milha...acompanha-o por duas.

Esta, portanto é a terceira lei...o segredo que produzirá riquezas e aclamações além dos teus sonhos...Anda mais uma milha!

O único meio certo de êxito é prestar mais e melhor serviço do que esperam de ti, não importa qual seja tua tarefa. Este é um hábito seguido por todas as pessoas vitoriosas, desde o início dos tempos. Assim sendo, eu te mostro o caminho mais certo para te condenares à mediocridade, qual seja executares apenas o trabalho pelo qual és pago.Não creias que estás sendo tapeado, se entregares mais do que a prata que recebes. Pois existe um pêndulo para toda a vida, e o suor que entregas, se não for recompensado hoje, voltará amanhã duplicado. O medíocre nunca anda mais de uma milha, pois deixa de ver o motivo pelo qual deve tapear a si próprio, ao que acredita. Mas tu não és medíocre. Andar mais uma milha é privilégio do qual deves te apropriar por tua própria iniciativa. Não podes, não deves evitá-lo. É negligenciar, fazer apenas tão pouco quanto os outros, e a responsabilidade por teu fracasso será apenas tua.Não podes mais prestar serviços sem receber compensação justa do que podes impedir a prestação deles sem sofrer a perda da recompensa. Causa e efeito, meios e fins, dementes e fruta não podem ser separados. O efeito já floresce na causa, o fim preexiste no meio, e a fruta está sempre na semente.

Anda mais uma milha.

Não te preocupes, caso venhas a servir a um senhor ingrato. Serve-o mais.E em vez dele, que seja eu quem se encontra em tua dívida, pois então saberás que cada minuto, cada gesto de serviço a mais será pago. E não te preocupes, caso tua recompensa não venha logo. Quanto mais tempo retarda o pagamento, melhor para ti...e juros compostos sobre juros compostos são o maior benefício dessa lei.Não podes ordenar o êxito, apenas o podes merecer...e agora conheces o grande segredo necessário para merecer a sua recompensa rara.

Anda mais uma milha!

Onde está esse campo do qual tu gritaste, choraste, dizendo que não havia oportunidade? Olha! Olha ao redor. Vê onde ainda ontem espojavas nos detritos da autocomiseração, agora caminhas bem ereto, sobre um tapete de ouro. Nada mudou, apenas tu, ms tu és tudo.Tu és meu maior milagre. Tu és o maior milagre do mundo. E, agora, as leis da felicidade e êxito são três. Conta tuas bênçãos! Proclama tua raridade! Anda mais uma milha!Sê paciente com o teu progresso. Contar tuas bênçãos com gratidão, proclamar tua raridade com orgulho, percorrer mais uma milha e depois outra, tais atos não são realizados ao piscar de um olho. No entanto, aquilo que adquires com mais dificuldade é que reténs por mais tempo; como aqueles que adquiriram uma fortuna são mais cuidadosos com ela do que aqueles aos quais ela chegou por herança. E não receies ao ingressares em tua vida nova. Cada aquisição nobre é acompanhada por seus riscos. Aquele que receia encontrar-se com uma não deve contar obter a outra. Agora sabes que és um milagre.

E não existe medo em um milagre.

Orgulha-te. Não és o capricho momentâneo de um criador descuidado, fazendo experiências no laboratório da vida. Não és o escravo de forças que não podes compreender. Não és a manifestação livre de nenhuma outra força senão a minha, de nenhum outro amor senão o meu. Foste feito com um intuito.Sente minha mão. Ouve minhas palavras. Precisas de mim... e eu preciso de ti. Temos um mundo a reconstruir...e se tal requer um milagre, o que é isso para nós? Ambos somos milagres, e agora temos um ao outro.Nunca perdi a fé em ti, desde aquele dia em que primeiro te fiz de uma onda gigantesca e te atirei, indefeso, sobre as areias. Em tua medida de tempo, tal ocorreu há mais de quinhentos milhões de anos. Muitos foram os modelos, muitas as formas, muitas as dimensões, até que eu atingisse a perfeição em ti.

Não fiz qualquer outro esforço para aperfeiçoar-te em todos esses anos.

Pois como se poderia aperfeiçoar um milagre? Tu eras uma maravilha a contemplar e eu me satisfiz. Dei-te este mundo e o domínio sobre ele. Dei-te o poder de imaginar. Depois, afim de te capacitar a alcançar teu pleno potencial, coloquei minha mão em ti, mais uma vez e dotei-te de poderes desconhecidos a qualquer outra criatura do Universo, até o dia de hoje.Dei-te o poder de pensar. Dei-te o poder de amar. Dei-te o poder de querer. Dei-te o poder de rir. Dei-te o poder de imaginar. Dei-te o poder de criar. Dei-te o poder de planejar. Dei-te o poder de falar. Dei-te o poder de orar.Meu orgulho em ti não conheceu limites. Eras minha criação suprema, meu milagre maior. Um ser vivo completo, criatura que pode ajustar-se a qualquer clima, a qualquer vicissitude, a qualquer desafio. Criatura que pode cuidar de seu próprio destino sem qualquer interferência minha. Criatura que pode traduzir uma sensação ou percepção, não por instinto, mas por pensamento e deliberação, levando-a a qualquer ato que fosse melhor para ela e para toda a humanidade. Assim chegamos à Quarta Lei de êxito e felicidade...pois eu te dei um poder mais, poder tão grande que nem mesmo meus anjos o possuíam...Eu te dei...poder de escolher. Com este Dom, coloquei-te acima atá mesmo dos meus anjos...pois os anjos não tem a liberdade de escolher o pecado. Dei-te o controle completo sobre o teu destino. Eu te disse para determinares, por ti próprio, tua própria natureza, de acordo com tua própria vontade livre. Nem divino, nem terreno em natureza, estavas livre para modelar-te na forma que preferisses. Tinhas o poder de escolher a degeneração para formas mais baixas de vida, mas também tinhas o poder, pelo juízo de tua alma, de renascer nas formas mais elevadas, que são divinas. Nunca retirei o teu grande poder, o poder de escolher. O que fizeste com esta força tremenda? Olha para ti mesmo. Pensa nas escolhas que fizeste em tua vida e lembra, agora, aqueles momentos amargos em que cairias de joelhos se, ao menos, tivesses a oportunidade de voltar a escolher. O que passou, passou...e agora, tu conheces a Quarta grande lei da felicidade e êxito...usa com sabedoria o poder da tua escolha.

Escolhe amar...em vez de odiar.

Escolhe rir...em vez de chorar.

Escolhe criar...em vez de destruir.

Escolhe perseverar...em vez de desistir.

Escolhe louvar...em vez de difamar.

Escolhe curar...em vez de ferir.

Escolhe dar...em vez de roubar.

Escolhe agir...em vez de lamentar.

Escolhe crescer...em vez de apodrecer.

Escolhe orar...em vez de amaldiçoar.

Escolhe viver...em vez de morrer.



Agora sabes que teus infortúnios não foram a minha vontade, pois todo o poder estava depositado em ti, e o acúmulo de feitos e pensamentos que te colocaram no refugo da humanidade foram tua obra, não minha. Meus dons de poder foram grandes demais para tua natureza pequena. Agora tu te tornaste alto, sábio, e os frutos da terra serão teus. És mais do que um ser humano. És capaz de grandes maravilhas. Teu potencial é ilimitado. Quem mais, entre minhas criaturas, conquistou o fogo? Quem mais, entre minhas criaturas, conquistou a gravidade, perfurou os céus, dominou a doença e a pestilência e a seca? Nunca mais voltes a te diminuir! nuca mais te conformes com as migalhas da vida! Nunca mais escondas teus talentos, a partir deste dia! Lembra-te da criança que diz: "quando eu for grande..." Mas o que é isso? Pois o menino grande diz: "Quando eu crescer..." E quando crescido, , ele diz: "Quando eu me casar..." Mas estar casado, o que é isto, afinal? O pensamento transforma-se então para: "Quando eu me aposentar..." E então, chega a aposentadoria, e ele lança o olhar sobre a paisagem que atravessou; o vento frio sopra sobre ele e, de algum modo, ele perdeu tudo aquilo, e o que queria desapareceu. Desfruta este dia, hoje...e amanhã, amanhã. Executaste o maior milagre do mundo. Voltaste de uma morte viva. Não mais sentirás autocomiseração, e cada dia será um desafio e uma alegria. Tu renasceste...mas, exatamente como antes, podes escolher o fracasso e o desalento, ou o êxito e a felicidade. A escolha é tua. A escolha é exclusivamente tua. Eu só posso observar como antes...com satisfação...ou pesar. Lembra-te, então, das quatro leis da felicidade e êxito.

Conta tuas bênçãos.

Proclama tua raridade.

Anda mais uma milha.

Usa sabiamente o teu poder de escolha.

E mais uma, para completar as quatro outras. Faz todas as coisas com amor...amor por ti próprio, amor por todos os outros, amor por mim. Enxuga tuas lágrimas. Estende a mão, apanha a minha, põe-te ereto. Deixa-me retirar as mortalhas sepulcrais que te envolviam. Neste dia, foste notificado.TU ÉS O MAIOR MILAGRE DO MUNDO!







Pavilhão de Pombal - Com o meu querido amigo Snr.RAUL, 10/05/2006





Falecido em 2008







A caminho de Santa Catarina da Serra, em 11/05/2006, no local do almoço, na Caranguejeira.







Reportagem em directo para SIC ( Telejornal ), vê-se ao fundo, aqui o Fernando a bater uma soneca.













11/05/2006 Já em Fátima. ( Jantar ), com o meu querido amigo NUNES. Falecido em Janeiro de 2007.













12/05/2006 - No final da Via Sacra.









Tem misericórida de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. 2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. 3 Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. 4 A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. 5 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. 6 Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. (Selá.) 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. 8 Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. 9 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. 10 Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. 11 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.

12/05/2006 - No final da Via sacra, com os meus amigos : Carlos e Nunes









Terminou desta forma, a minha 1ª Perigrinação andante.







...aquilo que começou por sêr o " Pagamento " de uma " Promessa ", no regresso a casa, fui acometido por uma vontade " Incompreensível " de voltar...







Não decifrava o porquê ! ...







Somente passado alguns dias...consegui , finalmente compreender, que aquela vontade que me assolava, era " Simplesmente ", a alegria de têr descoberto , que a FÉ,... também se Renova.

sábado, 15 de maio de 2010

Fátima 2010

Acto de Confiança e Consagração dos Sacerdotes ao Imaculado Coração de Maria


Oração do Papa Bento XVI


Igreja da Santíssima Trindade - Fátima

Quarta-feira, 12 de Maio de 2010


Mãe Imaculada,

neste lugar de graça,

convocados pelo amor do vosso Filho Jesus,

Sumo e Eterno Sacerdote, nós,

filhos no Filho e seus sacerdotes,

consagramo-nos ao vosso Coração materno,

para cumprirmos fielmente a Vontade do Pai.



Estamos cientes de que, sem Jesus,

nada de bom podemos fazer (cf. Jo 15, 5)

e de que, só por Ele, com Ele e n’Ele,

seremos para o mundo

instrumentos de salvação.



Esposa do Espírito Santo,

alcançai-nos o dom inestimável

da transformação em Cristo.

Com a mesma força do Espírito que,

estendendo sobre Vós a sua sombra,

Vos tornou Mãe do Salvador,

ajudai-nos para que Cristo, vosso Filho,

nasça em nós também.



E assim possa a Igreja

ser renovada por santos sacerdotes,

transfigurados pela graça d'Aquele

que faz novas todas as coisas.



Mãe de Misericórdia,

foi o vosso Filho Jesus que nos chamou

para nos tornarmos como Ele:

luz do mundo e sal da terra

(cf. Mt 5, 13-14).



Ajudai-nos,

com a vossa poderosa intercessão,

a não esmorecer nesta sublime vocação,

nem ceder aos nossos egoísmos,

às lisonjas do mundo

e às sugestões do Maligno.



Preservai-nos com a vossa pureza,

resguardai-nos com a vossa humildade

e envolvei-nos com o vosso amor materno,

que se reflecte em tantas almas

que Vos são consagradas

e se tornaram para nós

verdadeiras mães espirituais.




Mãe da Igreja,

nós, sacerdotes,

queremos ser pastores

que não se apascentam a si mesmos,

mas se oferecem a Deus pelos irmãos,

nisto mesmo encontrando a sua felicidade.

Queremos,

não só por palavras mas com a própria vida,

repetir humildemente, dia após dia,

o nosso « eis-me aqui».



Guiados por Vós,

queremos ser Apóstolos

da Misericórdia Divina,

felizes por celebrar cada dia

o Santo Sacrifício do Altar

e oferecer a quantos no-lo peçam

o sacramento da Reconciliação.



Advogada e Medianeira da graça,

Vós que estais totalmente imersa

na única mediação universal de Cristo,

solicitai a Deus, para nós,

um coração completamente renovado,

que ame a Deus com todas as suas forças

e sirva a humanidade como o fizestes Vós.



Repeti ao Senhor aquela

vossa palavra eficaz:

« não têm vinho » (Jo 2, 3),

para que o Pai e o Filho derramem sobre nós,

como que numa nova efusão,

o Espírito Santo.


Cheio de enlevo e gratidão

pela vossa contínua presença no meio de nós,

em nome de todos os sacerdotes quero,

também eu, exclamar:

« Donde me é dado que venha ter comigo

a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43).



Mãe nossa desde sempre,

não Vos canseis de nos visitar,

consolar, amparar.

Vinde em nosso socorro

e livrai-nos de todo o perigo

que grava sobre nós.

Com este acto de entrega e consagração,

queremos acolher-Vos de modo

mais profundo e radical,

para sempre e totalmente,

na nossa vida humana e sacerdotal.



Que a vossa presença faça reflorescer o deserto

das nossas solidões e brilhar o sol

sobre as nossas trevas,

faça voltar a calma depois da tempestade,

para que todo o homem veja a salvação

do Senhor,

que tem o nome e o rosto de Jesus,

reflectida nos nossos corações,

para sempre unidos ao vosso!



Assim seja!


...foi com estas ...
Reportagem de uma equipa da revista " VISÃO ", que nos acompanhou.


















...estação de Campanhã. ( eu e o meu cunhado Zé )

... e com o meu amigo Victor.

...em Oliveira de Azemeis com o snr Fonseca.


...em Águeda, um grupo de amigos do Eduardo " Mãos de tesoura "
...ainda em Águeda, as famílias reunidas à mêsa.

...Alzira,Zé e Cláudia.
...Alzira,eu e Cláudia.Foi uma visita muito motivante, por parte da minha esposa e filha.




...os 4 da vida airada.
...o craque dos cimbalinos.
...os dias passam, e a troucha pareçe que aumenta !

...descanso a caminho de Pombal.
...eis-nos chegados ao " túnel do Armando " em Pombal.Zé,Toninho e Benjamim.
                                             ...Santo Papa.









Os Três Segredos de Fátima


I parte do segredo

“Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados em êsse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d’elas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas em os grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e ascrosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu; que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição) se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”.

(Memórias da Ir. Lúcia)


II parte do segredo

Em seguida os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza:

“Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”.

(Memórias da Ir. Lúcia)


III parte do Segredo

A terceira parte do segredo revelado a 13 de Julho de 1917 na Cova da Iria-Fátima.

Escrevo em acto de obediência a Vós Deus meu, que mo mandais por meio de sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Bispo de Leiria e da Vossa e minha Santíssima Mãe.

Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fogo em a mão esquerda; ao cintilar, despedia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos n’uma luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se vêem as pessoas n’um espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de Branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”. Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos Sacerdotes, religiosos e religiosas e varias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de varias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n’êles recolhiam o sangue dos Mártires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus. Tuy-3-1-1944.

Distingue-se o segredo, em três partes distintas uma da outra; A primeira parte, revela-se a visão do inferno, lugar para onde se destinava as almas dos pobres pecadores. A segunda parte destaca-se, a Devoção ao Imaculado Coração de Maria em que Deus quer estabelecer no Mundo. E por fim, o terceiro segredo que só foi publicado no ano 2000, relata o terrível sofrimento que o Santo Padre passaria, e a possível perseguição que a Igreja sofreria nos séculos vindouros.

Mas é certo que muitas outras interpretações foram se desencadeando no decorrer do tempo, como constatamos na virada do século XX, onde muito se ouvia dizer que o mundo acabaria no ano 2000, e julgavam ter ligações ao terceiro segredo de Fátima.

Por isso mesmo, que a Igreja se manteve com muita prudência, no processo de publicação do terceiro segredo, e que não poupou anos e anos, para estudar com precisão uma melhor forma de interpretá-lo. Sabemos, que nós homens e mulheres, temos uma mente fértil para imaginarmos coisas que não vemos, e concluir conceitos brilhantes, mas que, muitas vezes se distancia do essencial. Desta forma, vamos caminhar sempre nos passos que a Igreja nos conduz, para que sob a luz de Cristo, possamos assimilar com tranqüilidade e precisão uma melhor interpretação das Mensagens de Fátima.

(Memórias da Ir. Lúcia)

Fátima 2010