sábado, 16 de novembro de 2013


A viúva e o juiz - Lc 18,1-8

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!’” E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?”

Perseverança da súplica A parábola não é uma descrição fiel da realidade. Ela visa, sem se preocupar com a lógica da descrição, transmitir uma mensagem. A caracterização do juiz que “não temia a Deus, nem respeitava homem algum” (v. 2), isto é, que procede arbitrariamente não levando em consideração nem Deus nem os homens, serve para enfatizar a importância da perseverança da súplica da viúva e ressaltar o cuidado de Deus para com os seus escolhidos (cf. vv. 7-8a). A finalidade da parábola é mostrar que Deus não abandona os que ele escolheu; é ele quem os socorre e defende. A Comunidade que o Cristo reúne deve ser perseverante na oração. A oração sustenta o testemunho de toda a Igreja e nutre o dinamismo missionário da Comunidade eclesial (ver: At 2,42-47; 12,1-19). O “atraso da parusia” é um convite a viver a adesão da fé através da fidelidade do testemunho pela palavra e pela ação que acompanha o anúncio cristão.


Oração


Pai, faz-me pobre e simples diante de ti, de modo que minhas súplicas sejam atendidas, pois jamais deixas de atender a quem se volta para ti na humildade de coração.


Santa Gertrudes


16 de Novembro - Santa Gertrudes

A vida contemplativa foi a forma escolhida por santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Nascida em Eisleben, na Saxônia, em 1256, ao contrário do que alguns historiadores dizem, ela não pertencia à nobreza, mas seus pais eram bem estabelecidos e cristãos fervorosos.

Aos cinco anos de idade, foi entregue ao Mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã. Possuidora de grande carisma místico, tornou-se religiosa consagrada. Conviveu no mosteiro com a grande mística Matilde de Magdeburg, mestra de espiritualidade, que escreveu em forma de poesia todas a sua preciosa vivência mística, depois encerrada num livro.

Matilde foi o personagem decisivo na vida interior de muitas jovens que dela se aproximavam. Era mestra de uma espiritualidade fortemente ligada ao chamamento místico. Com ela, Gertrudes desenvolveu a sua de modo muito semelhante, recebendo, em seguida, através de suas orações contemplativas, muitas revelações de Deus.

A partir dos vinte e cinco anos de idade, teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do divino amor", talvez a mais importante obra cristã tendo como temática a teologia mística. Nele, também conta que, constantemente, era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da Palavra.

Essa notável mística cristã do período medieval foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus, culto que alcançaria enorme expansão, no futuro, com santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.

Mais tarde, foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.

A tradicional festa em sua memória, no dia 16 de novembro, foi autorizada e mantida nesta data pelo papa Clemente XII, em 1738.

Santa Margarida da Escócia


16 de Novembro - Santa Margarida da Escócia

Uma rainha tão boa para os súditos que, embora estrangeira, foi profundamente amada por eles. Uma mulher tão cheia de fé que soube mostrar como uma coroa real pode unir-se à coroa da fé. Através do exemplo de sua vida pessoal, levou um país inteiro ao cristianismo, desde a sua época até hoje. Assim foi a rainha Margarida, a santa protetora do povo escocês.

Nascida em 1046, na Hungria, era uma mulher da nobreza, de grande devoção cristã, culta, inteligente, e possuidora de uma sutil e fina diplomacia. As questões políticas levaram-na a asilar-se na Escócia, onde conheceria seu futuro marido. Sua mãe, Águeda, irmã da rainha da Hungria, descendia de santo Estevão e de Eduardo, pretendente ao trono da Inglaterra, expulso pelo usurpador rei Canuto. Numa época tão conturbada, mesmo depois da morte desse último, somente a Escócia conseguiu dar abrigo seguro a essa família real para escapar de atentados fatais.

Não demorou muito para que o rei Malcom III se encantasse com a sua delicada e nobre figura, de personalidade forte e frágil ao mesmo tempo, e a pediu em casamento. Margarida tinha, então, vinte e três anos e aceitou, porque assim agindo compreendeu que poderia melhor levar a mensagem de Cristo ao povo escocês, ainda pagão.

Seu marido não era uma pessoa má, nem violenta, mas sim um pouco rude e ignorante. Não sabia ler, por isso tinha grande respeito por sua mulher instruída. Beijava o livro de orações que ela lia junto dele com devoção e sempre pedia seus conselhos. A rainha, pacientemente e pouco a pouco, alfabetizou-o, sem nunca se sobrepor à sua autoridade. Ela era discreta, modesta e humildemente respeitosa à sua condição de chefe de um povo e uma nação. Quando o rei Malcom III foi tocado pela fé, converteu-se e foi batizado.

Essa atitude do rei mudou completamente os destinos do país, pois o povo também se converteu. O casal teve oito filhos, seis homens e duas mulheres, que receberam instrução e educação cristã necessária aos nobres. O rei também passou a ter uma visão cristã na compreensão dos problemas de seus súditos, e os tratou com total consideração, respeito, bondade e justiça.

No palácio, a rainha continuou a partilhar, diariamente, em sua própria mesa, com órfãos, viúvas, pedintes e velhos desamparados. O rei compartilhava dessa alegria e das obras beneficentes em socorro e amparo aos excluídos. Fundaram muitas igrejas, mosteiros e conventos. Segundo a história da Escócia, foi um período de reinado justo, próspero e feliz para o povo e para a nação.

A rainha Margarida tinha apenas quarenta e seis anos quando foi acometida de grave doença. E resistiu pouco tempo depois que recebeu a notícia da morte do seu marido e do filho mais velho, que caíram combatendo no castelo de Aluwick. Morreu no dia 16 de novembro de 1093, na cidade de Edimburg, e foi sepultada em Dunferline, Escócia.

Venerada ainda em vida pela santidade, foi canonizada, em 1251, pelo papa Inocêncio IV. O culto que celebra santa Margarida da Escócia com grande festa ocorre, no dia de sua morte, em todo o mundo católico.


São José Moscati

 
 

16 de Novembro - São José Moscati

Um santo de avental branco, um santo de nosso tempo, que soube viver integralmente no mundo universitário — do qual era um apreciado expoente — e traduzi-lo na prática cotidiana da profissão de médico, antecipando em alguns lustros aquilo que será chamado a opção pelos pobres.

Nasceu em Benevento, mas atuou sobretudo em Nápoles. Aos pobres dessa cidade dedicou de fato a maior parte de seu tempo. Aos doentes que enchiam seu consultório privado nunca pediu dinheiro. Ao contrário. Na sala de espera havia colocado uma cestinha com o cartaz: “Se tens, coloca quanto queres; se não tens, pega-o”.

Em um hipotético futuro, esta história será talvez relegada aos embelezamentos post mortem. Mas hoje somos testemunhas da caridade heroica desse santo, amado por sua gente, que tocou com a mão a não ostensiva generosidade e a modéstia desse luminar da ciência médica. Beatificado em 1975, subiu rapidamente ao cume da santidade com a solene canonização em 1987.
 

sábado, 18 de maio de 2013

Fátima 2013





Com a Boa Nova de  ter-mos um Novo Pastôr, 06 de Maio, retomaremos a senda dos trilhos, que nos levarão a "NOSSA CASA", o Santuário Mariano .




Benditas sejam as dificuldades que nos agridem e fazem pensar.
Benditas sejam as horas que gastamos em função do bem eterno.
Bendito seja quem nos maltrata à primeira vista e nos ajuda a melhorar.
Bendito seja que não nos conhece e não acre...dita em nós.
Bendito seja quem nos compara com vagabundos e indolentes.
Bendito seja quem nos expulsa, como párias ou fanáticos.
Bendito seja a mão que nos nega o cumprimento.
Bendito seja quem quer nos esquecer, impaciente.
Bendito seja quem nos nega o pão de cada dia.
Bendito seja quem nos ataca por ignorância e covardia.
Bendito seja quem nos exprimenta no correr do tempo.
Bendito seja quem nos faz chorar nos caminhos.
Bendito seja quem não agrada no momento.
Bendito seja quem exige de nós a perfeição.
Benditos sejam os que nos maltratam o coração porque, verdadeiramente, são estes, meus filhos, os nosso vigilantes e os que nos ajudam a seguir o Cristo com maior segurança, pois Deus, através deles, nos ajuda na auto educação, de maneira que fiquem abertas todas as portas para o Amor Universal.

(São Francisco de Assis)










                                         ( http://www.rotadoperegrino.com/  )

Mapa_Apoio_2013 ( http://www.rotadoperegrino.com/destaques/mapa-de-apoios-2013/ )

http://www.rotadoperegrino.com/destaques/aplicacao-rota-do-peregrino-rota-azul-viana-do-castelo-fatima/
http://www.rotadoperegrino.com/destaques/aplicacao-rota-do-peregrino-rota-vermelha-lisboa-fatima/
http://www.rotadoperegrino.com/destaques/aplicacao-rota-do-peregrino-rota-lilas-braganca-fatima/
http://www.rotadoperegrino.com/destaques/aplicacao-rota-do-peregrino-rota-laranja-castelo-branco-fatima/
http://www.rotadoperegrino.com/destaques/aplicacao-rota-do-peregrino-rota-verde-aveiro-fatima/

                                                                          .... agora é oficial ...




 Nesta data ( 05 de Maio de 2013 ) a " Obra de Bem Fazer " , deu início à Peregrinação anual ao Santuário de Fátima.. Uma boa Peregrinação e, que DEUS vos acompanhe.








05 / 05 / 2013
DIA DA MÃE


Para a menina JOANA



                                                                      Snr Serafim




                                                                        Os " vets "


                                                                Os  " Caloiros "




                                                                   Acenda uma vela
                                                   http://www.rotadoperegrino.com/velavirtual/





Rezar o Terço segundo o ensinamento da Igreja Católica Apostólica Romana
“… todos aqueles durante 5 meses ao 1ª Sábado se confessarem recebendo a Sagrada Comunhão rezarem um terço e me fizerem 15 minutos de companhia meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar. Eu prometo assistir-lhes na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”,

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai-Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar uma Avé-Maria.
4. Recitar um Glória antes da conta grande seguinte.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai-Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar uma Avé-Mariaenquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar uma Glória depois das dez Avé-Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai-Nossodez Ave-Marias e uma Glória enquanto se medita o mistério.
9. O quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salvé Rainha.

Orações do Santo Rosário (3 Terços):
Sinal da cruz

“Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Oferecimento do Terço
“Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.”

Creio em Deus
“Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.Amém.”


Pai-Nosso
“Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Avé-Maria
“Avé-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”

Glória ao Pai
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória
“Ó! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”

Agradecimento do Terço
“Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.”
Salve Rainha
“Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.”

TODAS AS MEDITAÇÕES DO ROSÁRIO
Entre cada dezena do Rosário (15 dezenas), ou cada dezena do terço, costuma reflectir-se num Mistério. Cada Mistério está subdividido em cinco mistérios. Por exemplo, no terço do Mistério Gozoso rezaremos 5 (cinco) dezenas do terço, onde contemplaremos, em cada dezena, uma passagem bíblica.
  ( retirado ) de  http://www.rotadoperegrino.com/voz-do-peregrino/rezar-o-terco/




CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
... Vos consagro neste dia e para sempre,
os meus olhos, os meus ouvidos,
a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso,
ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.





                                                " NÃO TENHAIS MÊDO "
                                               ( Lêma Mariano para 2013 )



Cajado do Eduardo " Mãos de Tesoura "



 06 05 2013
Missa do Peregrino
06h15 a.m.

O RECOMEÇO
 
 


                Postal do Grupo, excepto: Miguel e Eduardo "Mãos de Tesoura"
                                                     Alegria

Que a nossa amizade não seja como a lua que apesar de linda às vezes muda de fase, mas que seja como o céu que apesar de lindo e infinito...




                                   ... às portas de VALONGO, uma breve pausa retemperante


...ora vamos ao que interessa ... REPASTO amavelmente ofertado pelos Pais do nosso Peregrino Ferreira.                                                    OBRIGADO


 O Ferreira dizia que seu Pai, ficava à porta, para não deixar ninguém sair sem pagar :)


O Oliveira só pedia à Mãe do Ferreira que lhe avisasse, quando atingisse o Valor da refeição económica  :)


                                                              Família maravihosa





...para mais tarde recordar, momentos de alegria e aconchego no Lar da família Ferreira








2ºdia
Rechousa - Oliveira de Azeméis


... a bôa disposição reinante é bem evidente




Ame a vida, pois nascemos para amar... e se alguém lhe perguntar o que fizestes da vida diga apenas.....AMEI!!!!!



... O Filipe " armando-se em Vedeta ", nos Bombeiros de Lourosa.



... foge " rapaz ";  que os Homens da Suma não te vejam !




                              Transportes Figueiredo - uma referência ao chegar a O.Azemeis


... e, pronto, já cá estamos .





3º dia 
 O. Azeméis - Águeda











...já faltaram mais ...


Oliveira, Bruno e, Santos


Oliveira e, a D. Sofia. ( encorajador O CRÊR em e na REVERÊNCIA à Nossa ADORADA MÃE )
O amanhã não me dá medo, porque vi o ontem e me encanta o hoje. (William Allen White)



... breves momentos de pausa, necessários para quem tantos Km palmilha.
António Sousa, Eduardo " Mãos de Tesoura ", Victor Viana, Nelsom Maia, Miguel e, Oliveira


... reencontro numa Gasolineira, com o " simples " objetivo de verificar a pressão das sapatilhas.


... após um almoço ligeirinho ( bifanas ), com " acompanhamento " retomou-se o percurso para Águeda
Ferreira, Catarina, Armando e Victor




Espírito Santo,

tu és a alma de minha alma!

Adoro-te humildemente.

Ilumina-me, fortalece-me,

guia-me, consola-me.

Revela-me quanto corresponde

aos planos de eterno Pai.

Revela-me teus desejos.

Faz-me conhecer o que o

amor eterno deseja de mim.

Faz-me conhecer o que devo fazer.

Faz-me conhecer o que devo sofrer.

Faz-me conhecer o que devo,

em silêncio, modéstia e reflexão,

aceitar, suportar e aturar.

Sim, Espírito Santo, faz-me

conhecer tua vontade e a vontade do Pai,

pois quero que toda a minha vida não seja senão

um contínuo e perpétuo

Sim aos desejos, à vontade do Pai eterno

Amém.




Local do almoço da OCDP


O reencontro com o Snr Serafim
É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo.


Muita gente entra e sai em tua vida ao longo dos anos. Mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em seu coração.




Grande equipa
... retomando os trilhos


Nelson e Victor

Filipe

 apreciando a paisagem




... os "Gémeos "
Victor e Armando

 sempre acompanhando atentamente o estado das "tropas "

... dupla infernal. O Mestre Ferreira e a aluna Catarina. Não houve alcatrão que os amedrontasse.



...alguma dúvida ? Que fique bem claro que é para virar à esquerda .



...também aqui, não podemos deixar de recordar o estado da nossa economia :(



Lamentável :(

...às portas de Águeda


Excelentes condições fomos encontrar. Parabéns ao Município de Águeda




O Amigo Victor  e o Amigo Filipe entrevistados pela RTP


... momentos de relax, após o términus de mais uma etapa



Se algemamos o coração ao medo de trabalhar em benefício coletivo, como encontrar serviço feito que tranquilize e ajude a nós mesmos? como recolher felicidade que não semeamos ou amealhar dons de que nos afastamos suspeitosos?
(madre Tereza de Calcutá)




Amigos Manuel e Quim. Um abraço aos dois e, obrigado pela vossa companhia.



... é hora de ir curar as mazelas




O Nosso Amigo Nelson Maia, esteve em todas :)
... doía-lhe tudo, excepto as sapatilhas  ...


... não digo !!!


Eduardo " Mãos de Tesoura " , atentamente observando o curativo a sêr feito .



Toninho e Victor  " incentivando " o Oliveira






Que Deus nos de a sabedoria para descobrir o correto, a vontade para elegê-lo e a força para fazer que seja duradouro




...panorâmica de antes do jantar, apenas um simples descanso, pois já iria-mos dar aos pés ...


... não disse ?


D.Maria






... momentos de regojizo
Oliveira



Victor Armando e Ferreira e, o Oliveira ao fundo a vaiá-los :)



Catarina, deixa lá as bolhas, já sabemos que te doem os pés e olha mas é pelo menino junto a eles.


... efeitos do cansaço acumulado durante a etapa, incrivelmente verificados os seus efeitos durante o jantar :)
... o testemunho de um Peregrino anónimo  ... que a nós veio manifestar os sintomas sentidos  ...


... o tal jantar



... após o jantar, nada melhor que um exercício para ajudar à digestão
Armando, Eduardo " Mãos de Tesoura "
a andarem de Slide :)








4º dia
Águeda - Coimbra
( pequeno almoço )
... a chuviscar





Nossas lembranças de ontem durarão uma vida inteira. Guarde as melhores, esqueça as outras.



Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105)




 


...paragem para fortalecer o ânimo, ou não estivesse-mos a circular na terra dos ditos mal cheirosos, mas saborosos.
...propositadamente de Paredes, veio ao nosso encontro o Snr Carvalho
 sogro do Amigo  Joaquim Oliveira
Breves, mas alegres momentos de boa disposição passados em tão boa companhia.
Obrigado pela visita e, já agora pelo pão de Ló e do néctar de Baco :)
 
 
 
 













                                         ... alguém faltou à chamada ?

Muita gente entra e sai em tua vida ao longo dos anos. Mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em seu coração.




...ora bem, continuando para Coimbra ...



Kit de socorros, sempre à mão ...


                                    ... O Ferreira e o Toninho, já a tinham pregado ao Maia :)







 
 
... aguardando a vez ...
excelentes pessoas, sempre com um sorriso, prontos a massajar o corpo e o espírito,
mesmo com cansaço acumulado de quem ao longo do dia, vai percorrendo o nosso percurso vezes sem conta, esperando por aqueles que a eles se socorrem.
OBRIGADO
 

 
 
 
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. (2Cor 1,3-4)



... alguém sabe, quem é o candidato a múmia ?



Amigo é coisa pra se guardar no peito

(lanche atenciosamente preparado pela Snrª  D.Susana esposa do nosso Amigo Eduardo " Mãos de Tesoura ", direto de Paredes a Coimbra )
Obrigado






Eucaristia na E S D Diniz ( Coimbra )






As vezes quando rezo é como se Deus estivesse em todas as partes, sempre perto de mim - tão perto que não digo amém. Dizer amém é como terminar uma conversação telefônica com Ele. Seria maravilhoso se, em vez de desligar o telefone, pudessemos estar conectados sempre. Assim, cada vez que nos aproximassemos do telefone, escutariamos a Deus respirando do outro lado.
(Laura Peyton Roberts)



5ºdia
Coimbra - Pombal
( as afamadas retas e os não menos conhecidos Gémeos Ferreira )
pequeno almoço
( ... dedicação extrema aos Peregrinos )
OBRIGADO

 
 





 
 Grupo de companheiros de jornada

Se plantar uma semente de amizade, recolherá um ramo de felicidade (Lois L. Kaufman)



 ...atravessando Coimbra dos encantos mil ...











 ... de volta ao I.C. 2



... paragem para almoçar uma massa guisada, bem regada :), fornecida pelo Amigo João de Coimbra
Santos, Bruno, Victor e, Snr Serafim


... vai um café com cheirinho ?


" ... é o que é ... "

É
o
Eduardo " Mãos de Tesoura "
ALEGRIA
 
 
 

... as minhas pastilhas para as dores, são " mais melhores " que as tuas ...


 ...um grupo bem disposto após se passar por Carquejo
A alegria foi a nota dominante nos seio dos Peregrinos que ao longo dos dias percorriam os trilhos para o Santuário de Fátima, ao encontro de nossa MÃE


 Obrigado meus Amigos.


... ora aí estão as ditas retas ( ai, ui, ai )
 
 
 
Quem caminha sozinho pode até chegar mas rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza chega mais longe

 





 


 
... chegamos... ( UFA )


... grande atitude
Obrigado meus caros

Se um precisar de mim, nem pense em me procurar...
me procure sem pensar…



Ó Bruno, toma bem conta do menino ...


...linha de montagem para o jantar.
Isto é luxo a mais!



Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (Mat 6:14-15)


... o 202, é cá um aprumadinho !
não gosta de roupa com vincos :)


Entrega de lembranças aos Peregrinos




 

 
 
 




        A amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza
                                                      6º dia
                                             Pombal - Fátima
                                          ( pequeno almoço )
Nesta data ( 11-05-2013 ), celebramos o aniversário do nosso AMIGO Toninho                                                   ( António Sousa ) 
... que vontade !


AMIGO ZÉ
... que tão pacientemente " aturou" O Victor com o " ... vais levar 3 a 0 " 


 
 
 
 
 
 
... os Irmãos

Não ande diante de mim - talvez não lhe siga. Não ande detrás de mim, talvez não lhe saiba dirigir. Simplesmente ande a meu lado, e seja meu amigo.


Maia- Sabem o porquê do sr. Sol,estar a levantar-se tão tarde ?
Côro - Não. Porquê?
Maia - Porque deitou-se com a Lua :)


 
 
... já cheira a bifanas e bejekas

 
 
... organizem-se

Coma de tudo, porque pizza não engorda, massa não engorda, chocolate não engorda.

Quem engorda é você!



O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar.


...continuando




Xico em ação



D.Emília, vamos lá, falta pouco ...

 
 
 
... ora bem ...


... é hora do 4x 4




A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.


É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.




                                                        ... ei-lo, o Homem do Red Bull :)


 
 
...chegando ao local de almoço.








                   ... mais uma vez, os parabéns cantados ao Toninho

Os amigos nunca especulam sobre as suas intenções. Nunca precisam de uma razão para estar com você. Os amigos só esperam que você seja você mesmo, e se alegram por isso.



                            ... vamos à boia, que se faz tarde ...





                                                                ... olha que dois :)



 
 
 












                             ... eis-nos chegados à Santa












 

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.









                             ...já falta pouco... que ALEGRIA ...

                                       ... e, pronto... o reencontro









... chegados à Rotunda dos Pastorinhos, lá fomos percorrendo os últimos metros, com a ansiedade bem vincada de quem impacientemente aguarda pelo reencontro com a MÃE.






















                                                     Juntos  

                                                 Iniciamos

                                                  Juntos

                                              Terminamos

                                                      em

                                                      Harmonia
                                                            e
                                                        Alegria
                          O regresso para junto de nossa Querida
                                                         M Ã E

 
 
 
Quando você perder o caminho, andaremos ao seu lado. Quando tudo estiver escuro, iluminaremos o seu passo. Quando você se sentir completamente só, nós te abraçaremos. Somos seus amigos. Não faltaremos nunca.


                                         ...momentos de agradecimento ...
 


Uma palavra de apreço para o nosso AMIGO  TONINHO  ( António Sousa ), que de uma forma abnegada olhou  pelo bem estar daqueles que a ele recorriam com as suas maleitas.
 
Mensagem de despedida aos amigos


Até aqui viajamos juntos. Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas... Não faltaram os grandes obstáculos. Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos... As subidas e descidas foram realidade sempre presente. Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades... Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho... Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos. Dividam connosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.

Não fiquem tristes com a despedida. As despedidas são necessárias para os reencontros. E um reencontro - depois de um momento ou depois de uma vida inteira - é algo inevitável se somos amigos de verdade.

Obrigado a todos vós meus AMIGOS:

Toninho ( António Sousa ), J. Oliveira, Victor Viana, Bruno, Catarina, Santos, Eduardo " Mãos de Tesoura ", Rui Barros, Paulo Soares, Filipe Oliveira, Nelson Sousa, Nelson Maia, Nelson, M Ferreira, Armando, Miguel, Sr Serafim, Sr Carvalho, Sr João de Coimbra, J Sousa e,  os Amáveis Pais do Amigo Ferreira, ao Zé, ao Xico, ao Toninho do Talho, ao Marçelo, aos Amigos do Eduardo que amavelmente foram de Paredes a Coimbra levar-nos o lanche preparado pela Sr.ª D.Susana , a todos aqueles que ao longo dos meses nos foram aturando durante a preparação e,  ainda um agradecimento especial aos Voluntários da OCDP, que de uma forma extremosa, facilitaram-nos a tarefa a que nos propusemos.

Joaquim Oliveira
 Nelson Maia
Armando Fonseca
 Victor Viana
Ferreira
 
 Catarina Dias
 Filipe Oliveira
 Nelson
 F Deus
Snr Serafim
 Bruno
 Santos
 Rui Barros
 Nelson Sousa
 António Sousa
 Paulo Soares
 Sousa
 
Snr Carvalho
 Miguel
 
Eduardo " Mãos de Tesoura "
XICO


 

                               O B R I G A D O


 Não podia deixar de enfatizar o ROOKIE do ano, tendo por maioria absoluta conquistado por 3 vezes o prémio de MVP da jornada.
                                        É obra !!!!!!!!!!!!!!!!
... ei-lo ...
                     NEEEEELLLLLSOONNNN MMMMAAAAIIIIAAA
... ele bebia bem, comia bem, falava bem,... só lhe faltava era andar bem.                       UM ABRAÇO MEU CARO AMIGO.



                                        12 de Maio de 2013


                                                    












                                                                         13 de Maio de 2013












                                                                   REFLEXÃO :


 
 

             SABEMOS SEGUIR O EXEMPLO 

                                                         VIVO

                                    DE

                                 JESUS ?




 Não adianta você dizer que :
- Pertence a esta ou aquela religião. Não adianta permanecer orando o tempo todo. O IMPORTANTE É A PRÁTICA, é a vida de todos os dias, porque, como disse Tiago, “A Fé Sem...
Obras É Morta”. E POR FALAR EM FÉ, VEJA COMO ESTÁ SUA VIDA!
– Como você vem tratando seus familiares; seu pai, sua mãe, seus irmãos, seu esposo ou sua esposa, seus filhos?
– Como você trata as pessoas estranhas?
– Como você se conduz no trabalho, na escola, no clube, na via pública em relação às outras pessoas com quem convive? – Como você reage a uma ofensa? A um gesto de agressão? A uma calúnia? A uma ingratidão? A uma  deceção na vida?  Como você reage a um problema familiar? À perda de
um ente querido? A uma doença incurável?  E o que você vem fazendo em
favor dos outros? “Amai-vos uns aos outros” – recomendou Jesus.
Caridade  é ser benevolente, paciente, tolerante, humilde. É fazer para os outros
o que desejamos que nos façam. Como não queremos que nos façam o mal,
mas todo o bem possível, assim também devemos agir para com eles: 
familiares, parentes, amigos, estranhos e até inimigos .



 

-    YÁ TÁ ...

        -  Ma, como YÁ TÁ   ?
 

... Pro ano há mais se Deus Quiser !
 
UPS
...esqueci-me do retoque final...
... como não podia deixar de ser, o fecho desta peregrinação teria que ser feito à mesa.
 

















 
... INTÉ ...